De uns tempos pra cá as empresas vêm passando por processos de reestruturação de equipes com o intuito de fazer com que todos os funcionários estejam a par dos acontecimentos da empresa. Antigamente, as tarefas de cada profissional eram exclusivamente divididas pelo método de formação curricular,  por exemplo, um funcionário que possui formação em faculdade contábil, ficará responsável apenas por essa área, e assim sucessivamente com os demais cursos.

Essa divisão nos dias atuais já tomou uma conotação retrógrada, uma vez que é necessário que os funcionários estejam a par de todos os acontecimentos, para que dessa forma a comunicação entre as áreas flua melhor e a gestão de soluções possa ser facilitada. Além disso, é importante ressaltar que a partir do momento que um trabalhador se envolve com tarefas de outras equipes, ele acaba por desenvolver novas habilidades e apresentar melhores resultados para a empresa como um todo.

Apesar dos benefícios que essa reorganização empresarial pode trazer aos funcionários, é importante ressaltar que para colher resultados efetivos, os empregados devem manter uma ótima organização no trabalho, pois além de suas tarefas habituais, se responsabilizam por ajudar outras áreas e participar de novos projetos. Para facilitar a organização no trabalho é indispensável que cada empregado faça uma gestão de tempo e projetos, podendo otimizar os resultados e o dia a dia no trabalho. Para isso a easyQasa traz a ferramenta do Mapa Mental buscando ajudar na organização de ideias no trabalho.

O que são mapas mentais?

Mapas mentais são métodos dinâmicos que têm o objetivo de estimular e explorar diversos recursos do nosso cérebro facilitando os mais variados processos.

Como mapas mentais podem te ajudar?

  • lembrar de estudos
  • organizar ideias e novos projetos
  • lidar com excesso de informação
  • memorizar informações importantes

Como os mapas mentais funcionam?

Os mapas mentais possuem um método que é capaz de ativar os dois hemisférios de nosso cérebro, o esquerdo, o lado lógico e racional, e  o direito, o lado criativo e emocional. As ferramentas utilizadas são:

  • ideia central
  • palavras-chave
  • imagens-chave
  • cores e ramificações

Como fazer um mapa mental?

Os mapas mentais podem ser criados no papel ou digitalmente, isso vai variar da sua preferência. Como foi dito anteriormente, os mapas mentais são divididos em: ideia central, palavras-chave, imagens-chave, cores e ramificações.

Ideia central

É o título do mapa e deve ser colocado no centro do papel, ou se você utilizar um aplicativo para celular ele se encarregará disso. A ideia central, ou título, pode ser representada por alguma palavra-chave ou imagem, faça da forma que achar melhor de lembrar.

Ramificações

As ramificações são linhas que interligam uma ideia a outra. Elas farão as ligações entre as ideias do seu mapa.

Palavras-chave

São as palavras associadas ao assunto ou ideia que voO cê quer lembrar. Elas servirão de ganchos para a sua memória, juntamente com as imagens-chave. Você deve utilizar palavras-chave que são relacionadas a elementos, como situações, emoções, fatos e escolhas.

É importante utilizar sempre as menores palavras possíveis, pois frases longas limitam e confundem a memória.

Imagem-chave

Às vezes ao invés de buscar palavras para descrever determinado assunto, é melhor utilizar uma imagem.

Cores

Utilizar cores e imagens durante um método de aprendizado traz maior facilidade e rapidez para se lembrar das anotações.

Nós sabemos que na maioria das vezes com a correria do dia a dia acabamos evitando folhas de papel e cadernos, dessa forma, separamos alguns aplicativos para celular e computadores que fazem os mapas mentais no mundo digital.

1. MIND MEISTER 

Esse aplicativo possui um foco empresarial. Através dele é possível compartilhar mapas mentais com usuários ilimitados, podendo utilizar em reuniões presenciais ou à distância.

O aplicativo permite planos pagos e gratuitos.

2. MIND NODE

Esse aplicativo serve tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Percebemos que a  dinâmica dele é mais simples de ser utilizada, porém, é apenas compatível com MAC OS, iPad e iPhone.

É completamente gratuito.

3. MIND MAPR (complemento Chrome)

Esse aplicativo é um complemento do navegador Google Chrome, é possível criar  mapas mentais diretamente pelo navegador, sem necessidade de conexão com internet.

Fonte: MapaMental.org

Agora com essas dicas nós esperamos que você consiga aumentar seu desenvolvimento pessoal através da organização no trabalho e a melhorar a gestão do tempo na sua empresa. Veja esse post com outras 5 dicas para facilitar processos na empresa.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s